Vamos explicar aqui a mecânica básica do jogo de forma bem direta e resumida, assim já dá pra começar a jogar com uma boa base teórica. Então vamos lá:

Controle de Interação

O toque na tela é ação principal de interação com qualquer elemento do jogo, por exemplo, um NPC, um item, um botão, mapa, etc

Controle dos movimentos do personagem

Temos duas formas de mover o personagem pela tela. Você pode simplesmente tocar numa área no chão, ou tocar e arrastar para o lado que deseja se mover. Em geral, quem joga pelo emulador geralmente usa o mouse, assim é mais prático tocar numa área. Já quem joga pelo celular, pode ser mais interessante usar o toque/arrastar.

Movimentação recomendada para quem joga pelo emulador

Movimentação indicada para quem joga pelo celular

Interface de bate-papo

Clicando no quadrado escuro cheio de letras na parte de baixo da tela você abre as opções de bate-papo. Você pode enviar mensagens para várias áreas do jogo, bastando selecionar aba correspondente. Pode enviar também mensagem em áudio clicando e pressionando no microfone ao topo.

Interface de grupo

Não temos muito o que explicar, a imagem abaixo mostra o que cada opção faz.

Tela de Configurações

Quando você clica no ícone da engrenagem no topo, temos esta tela que aparece abaixo.

A incrível NPC curandeira

Alegre-se toda vez que encontrar por perto uma NPC vestindo calça jeans e uma blusa branca e vermelha. Ela pode curar você com uma eficiência espantosa. Muito útil para lidar com falta de poção ou pra dar aquela força para matar um MVP.

Cor dos balões das quests

Você vai notar que os NPCs possuem uns balões de quests. Isso significa que ao interagir com ele, você terá a opção de iniciar uma missão. Balões vermelhos tratam-se de quests importantes e que fazem parte da história do jogo. As de cor verde são secundárias.

Sistema de auto-caminhada

Clicar em qualquer ponto do mini-mapa leva você para a área correspondente. Expandindo para o mapa mundial você tem a opção de clicar em área e observar os monstros daquela área. Clicar na foto do monstro faz seu personagem andar até chegar na área dele. Realmente uma alívio para nossos dedos 🙂

Rastreamento de Missões

A lista de missões aparecem no cando direito da tela. Clicando em uma delas, aparecerá no mapa um ícone de “alvo” indica onde você deve ir para dar continuidade a missão. Esse ícone também aparece em NPCs e monstros integrantes da aventura.

Construção de Equipamentos

Toda vez que você receber uma receita você pode produzir o item dessa receita com a NPC de crafting. Apenas entre na receita e colete os materias indicados na receita. Vá até a NPC e inicie a construção. É bem simples mesmo.

Sistema de Selfies

Em algum momento no jogo você será encaminhado para tirar uma selfie. Para sair bem na foto, cabe explicar algumas opções que você tem para configurar. Veja na legenda abaixo:

1: Esconde o personagem
2: Esconde o grupo
3: Esconde o chat
4: Esconde outros jogadores
5: Esconde os monstros
6: Esconde os NPCs
7: Esconde os elementos de interface
8: Toque para fazer um emoji
9: Toque para entrar no chat
10: Toque e arraste de um lado para outro para posicionar melhor o personagem
X: Cancela a selfie

Rastreando monstros

É possível rastrear um monstro usando um item que o mesmo dropa. Basta seguir a ordem indicada na imagem abaixo. Isso evita ter que sair do jogo para consultar databases externas.

Sistema de Bot Legalizado

Vejamos que ironia, o grande mal do Ragnarok clássico está agora oficializado como uma melhores funcionalidades do Ragnarok Mobile. O sistema de ataque automático permite que você lute com os monstros a partir de uma programação das habilidades a serem usadas enquanto você analisa qual habilidade vai colocar ou mesmo enquanto conversa com o pessoal da guilda. Segue a legenda:

1: Mostra as opções de auto-ataque
2: Escolha qual monstros você quer atacar automaticamente
3: Habilitando, você programa para o personagem ajudar algum integrante do grupo que estiver batalhando junto.

Sistema de Cansaço

Para impedir que o jogador upe para sempre no modo automático, foi implantado o sistema de cansaço. Quanto mais você jogar, mais cansado seu personagem fica, até um ponto em que ele não consegue mais ganhar experiência nem colher itens, devendo aguardar no máximo 24 hs para “recuperar o fôlego”. O numero indicado abaixo indica seu nível de cansaço, caso ultrapasse o valor máximo, é melhor mesmo dar uma parada.

Bom, então é isso. Sei que o jogo tem muitos mais recursos a serem descobertos, mas estes, para começar, já estão de bom tamanho. Afinal, nada melhor do que descobrir o jogo, jogando. Qualquer dúvida posta aí nos comentários. Abraços!

 

Categorias: Guias & Tutoriais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *